sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Importância da agricultura

A agricultura foi das primeiras atividades a serem praticadas pelos antepassados do ser humano, tendo evoluindo até atingir o grau de desenvolvimento que hoje conhecemos.



 

Pela sua importância e influência nas sociedades, não pode ser observada isoladamente, mas sim como um fenómeno relacionado com três fatores fundamentais: a alimentação e questões humanitárias; a gestão responsável dos recursos do planeta e controlo das consequências ambientais; e, por fim, a economia, na medida em que a agricultura é uma atividade lucrativa que pode ajudar ao desenvolvimento das populações.




Hoje em dia, a importância da agricultura familiar é visível, pois é um modelo capaz reduzir pobreza e a fome, dinamizar mercados locais, incentivar a permanência dos agricultores nas suas comunidades, gerar postos de empregos e ainda contribui significativamente para preservação do meio ambiente. Em junho deste ano a ONU publicou que “dadas às condições adequadas e um apoio concentrado, os pequenos agricultores podem desencadear uma revolução agrícola sustentável”.
Segundo o relatório “Pequenos Agricultores, Segurança Alimentar e Meio Ambiente”, aproximadamente 500 milhões de famílias de pequenos agricultores são os responsáveis “por 80% dos alimentos consumidos em grande parte do mundo em desenvolvimento”. E apresenta indicadores de resultados que demonstram que o investimento em pequenos agricultores é uma das formas mais eficientes para reduzir pobreza. O relatório indica para cada aumento de 10% nos rendimentos agrícolas, ocorreu redução da pobreza de 7% na África e 5% na Ásia.
 
Apesar desse impacto a agricultura familiar enfrenta os desafios climáticos e de competir com as monoculturas que conseguem cada vez mais terras cultiváveis no mundo em geral, além da necessidade de transferir tecnologia às propriedades familiares, para aumentar a capacidade produtiva e ainda precisa-se de ações concretas de universalização do crédito, pois muitos agricultores nunca chegaram à porta de um banco, com isso é preciso políticas que cheguem ao agricultor.
A agricultura é uma das atividades mais antigas realizadas pelo homem e sua importância social é inquestionável, devemos valorizar a que se realiza de forma sustentável, sem poluentes e veneno, por pequenos agricultores devido a sua importância econômica e social.

Sem comentários:

Enviar um comentário